Comunidade Surda


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Texto inspirado pela leitura de: FONSECA, Daisy; COUTO, Edvaldo. Comunidades virtuais: herança cultural e tendência contemporânea. In: PRETTO, Nelson. Tecnologia e novas educações. Salvador: Edufba, 2005. p. 53-67



Comunidade surda, de acordo com a doutora surda Karin Strobel é o grupo de surdos e ouvintes militantes da causa surda. E esta comunidade surda brasileira tem vivido momentos de grande tensão desde que saiu o resultado do ultimo CONAE (2010) e das novas diretrizes do PNE, os quais defendem a inclusão de todas as pessoas com deficiência na rede regular de ensino.

Inclusão para este grupo de especificidade linguística e cultural, os surdos, na educação infantil e séries iniciais não é a melhor opção, pois as pessoas surdas em sua maioria nascem em famílias de pais ouvintes, assim não tem acesso direto a língua de sinais, sua língua natural. O que impossibilita que seu desenvolvimento linguístico ocorra na idade correta, isto poderá acarretar em atrasos cognitivos futuros.


O espaço escolar específico para surdos então se constitui neste espaço de trocas linguísticas e culturais. Ele é usado não apenas para transmissão de conteúdos curriculares, como, e principalmente, para a aquisição linguística através de referenciais linguísticos que contribuirão para que a aprendizagem dessa língua seja feita de forma natural. Além disso, este espaço fortalece este grupo cultura e politicamente.


Lopes e Neto corroboram com estas afirmações quando dizem que

O espaço que vem possibilitando a aproximação entre os surdos tem sido preponderantemente o escolar. Como a escola é o território que possibilita, antes de .qualquer coisa, a aproximação e a convivência - isto é, um local inventado para que todos que o freqüentam saiam com marcas profundas no modo de ser e de estar no mundo -, a comunidade surda, quando constituída dentro da escola, também é fortemente marcada por ela.


As pessoas surdas, juntamente com intérpretes de Libras, professores de surdos, pais, familiares e apoiadores do movimento dos surdos, constituem-se na comunidade surda. Esta comunidade, após o fato relatado no primeiro parágrafo, tem utilizado os diversos meios de comunicação para se articular politicamente e lutar em favor dos seus direitos educacionais específicos.

O meio mais usado atualmente tem sido as redes sociais, das quais ressalto Facebook e Youtube, onde surdos de todo Brasil têm postado vídeos, afinal a língua de sinais é visual, demonstrando suas posições políticas frente às ordens do MEC.

Destaco abaixo alguns exemplos:




Articulando-se através das redes sociais, formando comunidades virtuais, a comunidade surda brasileira pretendereunir documentos de todos os estados, compilar estes em apenas um e entregar um documento em Brasília no dia 20 de maio de 2011 com novas propostas educacionais para a educação das pessoas surdas no Brasil.



Referências:

FONSECA, Daisy; COUTO, Edvaldo. Comunidades virtuais: herança cultural e tendência contemporânea. In: PRETTO, Nelson. Tecnologia e novas educações. Salvador: Edufba, 2005. p. 53-67


LOPES, Maura Coreiro e NETO-VEIGA, Alfredo. Marcadores culturais surdos: quando eles se constituem no espaço escolar. Disponível em: http://www.journal.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10541/10078. Acesso dia 18 de abril de 2011.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2. ed.  Florianópolis: Editora da UFSC, 2009. 


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