Letramento Digital


.



http://www.grandesmensagens.com.br/wp-content/uploads/2010/07/computador.gif com modificações da autora do blog.

E aí? Encarar ou não encarar a máquina, eis a questão! Em um mundo de imagens, sons e hipertextos que é o mundo digital, seria necessário ser alfabetizado para utilizar o computador? Respondo com imagens:




As imagens acima responde a questão!
  
Já dizia Paulo Freire que "a leitura do mundo precede a leitura da palavra", e essa afirmação reforça que não é necessário ser alfabetizado para saber utilizar computadores.

De acordo com Magda Soares, "um indivíduo pode não saber ler e escrever, isto é, ser analfabeto, mas ser, de certa forma, letrado." (SOARES, 2001b, p.24). Trabalhando com surdos e sabendo de sua especificidade linguística (para as pessoas surdas nascidas no Brasil a Libras é a primeira língua e  a língua portuguesa é a segunda língua), vejo cotidianamente isso acontecer. Os surdos por serem pessoas visuais (BAHAN, 2005, p.17 apud STROBEL, 2009, p. 47), desenvolvem uma percepção visual mais aguçada que as pessoas ouvintes isso contribui para que mesmo sem conhecer com profundidade a modalidade escrita da língua portuguesa naveguem de forma autonoma pela internet, utilizem e explorem o computador através dos inputs visuais que ele oferece:

As imagens, os ícones, os sons – a multimídia - como elementos semânticos e integrantes do contexto digital é o que contribui para esse processo mais complexo de letramento, daí a possibilidade de mesmo ainda não estando convencionalmente alfabetizado, ele ter condições de fazer uso das tecnologias digitais. (COELHO e BONILLA, p.06)

Pensando sobre isso, se você que lê esta postagem não soubesse ler e apenas visse as imagens postadas aqui, saberia dizer sobre o que o texto fala?!


Referências:

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2ª edição. Belo Horizonte:
Autêntica, 2001b.

STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. 2. Ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009.

One Response to “Letramento Digital”

  1. Bonilla says:

    Muito bem Thalita,
    articulou vários temas numa reflexão importante e objetiva

    Faça isso com os demais temas do semestre!!
    abraço

Your Reply