Interatividade, colaboração e trocas.


.

Texto inspirado pela leitura de: 

PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E- Compós (Brasília), v. 9, p. 1-21, 2007.

PRIMO, Alex. Fases do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas formas de ser, conhecer, comunicar e produzir em sociedade. In: PRETTO, Nelson De Luca; SILVEIRA, Sérgio amadeu da. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder.Salvador: EDUFBA, 2008a, p. 51-68.




Sou blogueira desde 2005 (Thalita Coisa e Tal) e desde então utilizo práticas da web 2.0 sem ao menos saber que ela existia. Assim como acontece em diversas áreas, a minha prática veio antes do conhecimento sobre a web 2.0.


A web 2.0, de acordo com Primo, é

a segunda geração de serviços online e caracteriza-se por potencializar as formas de publicação, compartilhamento e organização de informações, além de ampliar os espaços para a interação entre os participantes do processo.

Assim compreendo que a web 2.0 proporciona mais interatividade entre as pessoas na medida em que não apenas se recebe informação, mas um diálogo é estabelecido com o conhecimento disponibilizado via web. Este diálogo proporciona as colaborações e trocas e quanto mais se troca, mais eficiente se torna essa rede.

Isso contribui para a difusão do conhecimento em diversos aspectos, puxando um pouco a “sardinha” para o meu tema de interesse, acredito que a web 2.0 tem contribuído para as trocas de informações sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Tenho outro blog (Curso de Libras) que recebe diariamente muitas visitas e muitos destes visitantes utilizam os recursos que disponibilizo na página para complementar seu aprendizado da nova língua ou para obter conhecimentos básicos acerca dela. Isso mostra não apenas interesse pela Libras, mas também que ao compartilhar imagens e informações consigo difundir a Língua Brasileira de Sinais para mais e mais pessoas.

Ser colaborativo, difundir o conhecimento, trocar informações são as principais características da Web 2.0, o que mais virá pela frente com a web 3.0?

2 Responses to “Interatividade, colaboração e trocas.”

  1. Bonilla says:

    E as pessoas que visitam teu blog sobre libras interagem contigo Thalita? No contexto da Web 2.0 é fundamental a troca, o diálogo, a aprendizagem conjunta...
    bj

  2. E como interagem Bonilla!!!

    Na maioria das vezes pedindo materiais,informações,tirando dúvidas e perguntando sobre cursos de Libras em Salvador e em outros estados.

    Lamento apenas de não ter tanto tempo qto eu gostaria para dar mais atenção aos meus leitores e para que as inquietações deles se tornem novas postagens...

    Mas só de refletir sobre isso já me faz quase chegar lá!

Your Reply